Quem sou eu

Minha foto
-- Daniel Tavares de Andrade - Profissional de Educação Física - CREF: 4924 / DF - Doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - Avaliador Certificado pela "International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK)" - Pós-graduado em exercício aplicado a reabilitação cardíaca - UGF-RJ - Pós-graduado em fisioterapia desportiva - UCB-RJ - Mestre em Educação Física - UCB-DF

segunda-feira, 4 de março de 2013

Aula 2
Bioernergética
 
Sejam bem vindos ao nosso Blog e Bioquímica do Exercício.
 
Na aula desta semana veremo (relembraremos) um pouco mais sobre Bioenergética, que nada mais é que as formas de como nosso corpo absorve, estoca e disponibiliza energia para nossas atividades básica e durante o exercício.

Nessa parte faremos uso de um texto sobre bioenergética que você pode encontrar aqui.

 
Antes de mais nada vamos ao Conceito de Bioenergética.
 
No estudo da Física a  Bioenergética: é estudo quantitativo das transduções da energia que ocorrem nas células vivas, bem como da natureza em função dos processos químicos envolvidos (Lehninger, 2006). 
 
Segundo Brooks (2000), a bioenergética constitui um dos principais blocos temáticos da Fisiologia, sendo essencialmente dedicada ao estudo dos vários processos químicos que tornam possível a vida celular do ponto de vista energético. Procura, entre outras coisas, explicar os principais processos químicos que decorrem na célula e analisar as suas implicações fisiológicas, principalmente em relação ao modo como esses processos se enquadram no conceito global de homeostasia.
 
Partindo destes conceitos podemos observar que para todo tipo de atividade há necessidade de energia.
 
Mas caro Estudante, de onde vem a energia para tudo isso?
Após ler o texto indicado acima, você encontrará a resposta desta pergunta

.
 
 
 
e na sequência o seguinte video: Parte 1
 
 
Parte 2:
 parte 3

Perguntas:

1) Quais são as  2 formas (sistemas) de produção de energía?

2) De acordo com o  texto (bioenergética) 
A grande maioria das actividades do dia a dia são suportadas, na totalidade, pelo 
metabolismo aeróbio, sendo a oxidação mitocondrial dos ácidos gordos livres (AGL) a
que assegura a maior parte do dispêndio energético muscular nas rotinas habituais. De
facto, apesar de em repouso a produção energética ser assegurada em 40% pelos HC e
em 60% pelos lípidos. Assim durante o repouso qual é o principal consumidor de glicose?
 
3)  Explique com suas palavras sobre o  benéfico do exercício aeróbio sobre a saúde do indivíduo.
 
4) Descreva a contribuição energética do carboidrato, lipidio e proteína em exercício de baixa´, média e alta intensidade.
Nota: No texto a sigla HC, se refere a hidratos de carbono ou carboidratos.
 

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A respiração e um dos principais processos,de sobrevivencia do nosso organismo,ocorre muitas modificações durante todo o processo,nesses videos demostra que a musculatura precisa de muita energia.uma forma que nosso corpo usa para acumular energia e ATP.
    o oxigênio que aspiramos e fundamental para o acumulo de energia na ATP.


    antonio jose ribeiro neto
    educação fisica licenciatura
    2° semestre

    ResponderExcluir
  3. Nesse video eles mostrar o extrema importância da respiração para a nossa sobrevivência, e mostram como o nosso corpo trabalha durante esse processo, fiquei impressionado com o trabalho feito pelos pulmões. A respiração celular definida como um processo de geração de ATP no qual moléculas são oxidadas e o aceptor final de elétrons é, na maioria dos casos, uma molécula inorgânica.



    Diego Messias
    Licenciatura 2° semestre.

    ResponderExcluir
  4. O oxigênio e de estrema importância pois o oxigênio respirado pelos organismos participa na conversão de nutrientes em energia intracelular.O oxigênio é sim de grande importância, talvez o de maior importância para todos os seres vivos, pois o respiramos.


    Gustavo Gomes Leite
    Bacharelado 3º Semestre

    ResponderExcluir
  5. Neste vídeo pude perceber que o corpo necessita de oxigênio para manter sua vitalidade,ele adquire este oxigênio através da respiração, esse oxigênio produz energia aeróbica e ATP.
    Dayane Batista Da Silva
    2°semestre licenciatura

    ResponderExcluir
  6. Acrescenta conhecimento! Quando a via oxidativa é a principal em nosso organismo, tudo gira em torno da moeda energética ATP,as funçoes vitais do nosso corpo necessitam de energia.
    Daiane leite, 3° série BACHARELADO

    ResponderExcluir
  7. achei super interresante e que em alguns exercicío exemplo uma corrida de 400 metros,ultili-se tanto da via sistema fosfagênio anairóbio aláctico quanto a via oxidativo para realizar a prova. Ou seja a prova e realizada quase que inteiramente anairóbica,pois quando a energia armazenada na celulas musculares, não são suficientes para completar uma prova de 4oo metros rasos.

    ResponderExcluir